Fonte: Silva, 2023.
Estima-se que a comunidade de Espírito Santinho, tenha cento e noventa anos de existência, e uma população aproximadamente de 1.256 habitantes (CIDAC, 2018). Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) a comunidade possui 562 eleitores, conforme dados da última eleição (2022).
Espírito Santinho configura-se como uma comunidade com fortes laços no campesinato, com economia voltada para a pecuária de leite e de corte, para a Agricultura Familiar de subsistência e comércio local. É conhecida pela manutenção das tradições culturais, tais como: cavalgada; festa junina, festas religiosas, festa do queijo, festa do laço, artesanato, entre outras.
A Festa do Queijo teve início no ano de 2018, no qual foi organizada para arrecadar recursos para continuidade das ações da Associação de Moradores de Espírito Santinho (AMORES) e celebrar a união dos camponeses, e com o objetivo de valorizar a produção local, festa essa que foi incluída no calendário de eventos da prefeitura, pela Lei 9022/2020, sendo aprovada por unanimidade pelos vereadores, em 24 de setembro de 2020 e sancionada pelo prefeito em 30 de Setembro de 2020. A festa teve duas edições, e no período de pandemia, foi suspensa por dois anos, retornando no ano de 2022. A próxima edição ocorrerá nos dias 9 e 10 de dezembro de 2023, sendo no dia 10 a partilha do queijo, feito com 1000 litros de leite, que ao encerrar o evento é partilhado de forma gratuita para a população, porém quem desejar levar uma fatia maior do saboroso queijo, poderá arrematar no leilão, no famoso primeiro pedaço, o recurso é destinado a uma instituição de caridade.
Uma festa que possui como principal legado a união de uma comunidade que resiste e luta para permanecer viva sua cultura e seu modo de vida, seus direitos, e assim a comunidade de Espírito Santinho percorre um caminho que é marcado pela união, fé e resistência.